quarta-feira, setembro 16, 2009

OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA SUPERVISIONADA NA TERCEIRA IDADE

Segundo dados do instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE/2009), existem hoje no País aproximadamente 18 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Ate 2025 serão 30 milhões de idosos, que representarão cerca de 13% da população brasileira.
Após os 60 anos, ocorre no individuo sedentário uma importante redução da força muscular afetando principalmente os membros inferiores e o tronco, com diminuição da velocidade de andar e maior incidência de quedas e fraturas. Segundo a organização mundial de saúde (OMS), de 5% a 10% dessa população sofre algum tipo de acidente doméstico grave e a falta de aptidão física também compromete a realização de tarefas simples do cotidiano.
Exercícios físicos bem dosados e supervisionados podem retardar essa perda de força, protegendo o idoso de acidentes e devem ser acompanhados por uma equipe médica multidisciplinar, pois é necessário estabelecer os limites de segurança do ponto de vista cardiocirculatório, pulmonar, metabólico e musculoesquelético. É também muito importante a comunicação contínua entre a equipe médica, o paciente e os profissionais das áreas de fisioterapia, psicologia, Assistente social, Terapeuta, Nutricionistas, enfermeiros e profissionais de Educação Física que supervisionarão diretamente os exercícios.
Paralelamente aos medicamentos, os exercícios físicos exigem dose certa para obter a melhora da saúde, e o seu excesso ou execução não supervisionada põe em risco especialmente a população idosa. Para alcance dos benefícios completos, reduzindo o risco de lesões devem ser elaborada uma prescrição médica e estabelecida uma orientação e supervisão individualizada de modalidades, intensidade e freqüências adequadas de exercícios.
Os exercícios de flexibilidade com alongamentos e o treinamento de força com exercícios resistidos são fundamentais para melhorar a sustentação muscular e o amortecimento de impactos e, dessa forma, reduzir acidentes e lesões degenerativas do aparelho locomotor, como as decorrentes da osteoartrose e/ou osteoporose.
A melhora da força e da massa muscular é também importante na prevenção e tratamento de distúrbios como a osteoporose, a obesidade, a hipertensão e o diabetes, com evidentes pesquisas sobre sua importância no tratamento e na melhora da qualidade de vida nas insuficiências cardíacas e pulmonares de evolução crônica.
A Universidade do Estado do Amazonas - UEA, através da Universidade Aberta da terceira idade – UNATI, conta com equipes multidisciplinar na formação e capacitação de profissionais em Manaus e no Interior da Amazônia com intuito de orientar os pacientes quanto aos limites seguros de execução de exercícios com a parceria da Licenciatura e Bacharelado em Educação Física – LIBEF/UEA, através do Sistema Presencial Mediado por Tecnologia.A UNAT e o LIBEF através de seus profissionais e alunos atendem principalmente paciente da terceira idade, mais também indivíduos jovens em diversas condições clínicas, buscando a equação ideal de beneficio para a saúde com o menor risco possível. A atividade física supervisionada acrescentará mais anos à vida dos idosos e, de um aspecto ainda, mais importante, acrescentará mais vida há estes anos com qualidade e segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Barba, deixe seu comentário.