terça-feira, maio 26, 2009

Lazer e Recreação - 2008


LAZER E RECREAÇÃO: ASPECTOS PEDAGÓGICOS E TÉCNICOS.
A Gênese, escritura sagrada sobre a criação do mundo, relata-nos sobre o trabalho humano, que deve ser exercido em seis dias, reservando-se o sétimo dia para o descanso, Ohomem moderno, com sua astúcia e capacidade de modificação das ações divinas, aplica este sétimo dia para o seu lazer no sentindo literal da palavra. A inversão de termo é algo que está na história da humanidade e não depende de força cultural para se manifestar. Enquanto dedicar-se ao estudo é o lazer do intelectual, ficar horas a fio em frente à TV é o lazer dos admiradores do ócio e da tématica que preconiza a estática em detrimento da dinamica.

Atualmente, multidões fazem filas para assistir um espetáculo musical, pertendo horas em espera e cumprem um ritual do lazer que ocupa metade do tempo últil de uma pessoa normal. Assistir ao espetáculo é uma forma de lazer, mas também esperar um tempo sagrado em fila torna-se lazer visto de outra perspectiva. Em tempos idos, os filósofos viabilizaram a questão da recreação como a feitura de um mund possível atrelado ao jogo e à brincadeira. Aristóteles tinha a visão de homem integral, aquele que fazia do seu tempo um tempo lúdico para reflexão da vida. Sócrates via no corpo um modelo de transformação evidente do "belo"para que os deuses pudessem brincar com o prazer eterno. Era o mundo infantil trafegando "o mito do eterno retorno" que Eliade Mircea debate em suas temáticas reflexivas.

Os pensadores contemporâneos preconizavam o lazer como rémedio para os males da sociedade em degradação. Nos tempos atuais, essa responsabilidade passou para a insígnia dos professores de Educação Física que tem se mostrado capazes e eficientes para tal missão.
Portanto, da escritura divina, passando pelos filósofos antigos até os tempos atuais, o lazer e a recreação tem sidos elementos integrados à vida do ser humano. Sem eles, os hospitais e os manicômios, tendem a ter superlotação. Os indivíduos afastam-se da felicidade. As instituições tornam-se sombrias e sem valor social. As religiões ficam à mercê do castigo maléfico, pois o sorriso e a alegria, são dons, que Deus nos deixou. É justamente esta proposta que os Professores Vanderlan Santos Mota e Carlos Alberto Cunha Zacarias, dividiram nesse livro o conhecimento e o desafio de ensinar através do lazer. Lazer este subdividos em capítulos da historicidade, conteúdos, politicas públicas, lazer e espaços, descanso, divertimento e desenvolvimento, brinquedos, brincadeiras e jogos, além da relação da Educação Física e o Lazer.
Portanto, este livro texto, fez parte do processo de capacitação dos alunos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Sistema Presencial Mediado da Universidade do Estado do Amazonas - UEA.
Jefferson Jurema - Dr. em Educação Física, Prof. da Universidade do Estado do Amazonas e Autor de Universo Mítico - Ritual do Povo Tucano e Amazônia entre o Esporte e a Cultura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Barba, deixe seu comentário.