domingo, abril 29, 2012

Cidade concentra as piores calçadas do País

Estudo divulgado, ontem, pelo portal Mobilize Brasil colocou a capital amazonense muito próxima da cidade do Rio de Janeiro, quase confirmando o que já diagnosticara um escritor amazonense: Manaus é um subúrbio distante do Rio de Janeiro.
O estudo faz uma avaliação das calçadas de 12 das mais importantes cidades do País e o resultado é decepcionante: a capital da Zona Franca, de um polo industrial de fatura mais de US$ 40 bilhões por ano, que se classifica entre os cinco maiores PIBs nacionais, uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014, um dos melhores lugares para se viver, segundo algumas pesquisas superotimistas, é também a cidade que tem as piores calçadas no país, com 3,6 pontos. O Rio de Janeiro é a penúltima (4,5 pontos).
Fortaleza, capital do Ceará e rota de turismo de nove entre dez amazonenses, teve a maior média entre as cidade avaliadas (7,6 pontos). O portal aponta onde s pedestres têm mais dificuldade para caminhar a pé e montou um ranking com os melhores e os piores endereços, de acordo com critérios como acessibilidade e conforto. Entre os critérios avaliados estão: irregularidade no piso, largura mínima de 1,20 m, existência de degraus ou de outros obstáculos que dificultam a circulação, presença de rampas acessíveis, iluminação adequada, sinalzação e paisagismo. Para cada um desses itens foram atribuídas notas de zero a dez.
Muito à propósito tem-se lido e ouvido nos comentários políticos e econômicos que defendem que crescimento não significa, necessariamente, desenvolvimento. Manaus cresceu demais e não se desenvolveu; ao contrário transformou-se num enorme assentamento de dois milhões de habitantes, em que as pessoas de amontoam no que chamam de comunidade, para enfatizar sua necessidade de uma afirmação de pertencimento. E Manaus cresceu, num cerro momento da sua história, com amplas calçadas, margeando largas avenidas. A capital amazonense debruçou-se sobre si própria, omo se tivesse sofrido uma congestão. Onde tem calçadas são as piores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Barba, deixe seu comentário.