domingo, abril 22, 2012

Mobilidade sustentável em Manaus / Ciclovias

Igarapés, Parques e zonas de preservação ambiental em Manaus poderiam ser eixos de conexão para outras áreas da cidade, com acesso a pé ou por meio de bicicletas, isso tudo seria possível, se tivesse planejamento urbano em nossa cidade, temos inúmeras áreas verdes não conectadas, tais como: Sauim Castanheira, Jardim Botânico Adolpho Ducke, Universidade Federal do Amazonas, dentre outras. 
A cidade não tem ciclovias e nem ciclo faixas fazendo com que a mesma se tornasse mais humana, com a possibilidade de tráfego para todos e não somente para os veículos. Ir além da ciclovia significa que, os governos devem melhorar as calçadas, como também, os passeios para os pedestres e permitir para todas as pessoas com ou sem carros, independente da renda delas, uma melhor acessibilidade. Não podemos também esquecer os Parques, tais como: Lagoa do Japiim, Parque dos Bilhares e Parque do Mindú que deveriam ser pontos de convívio social para uma melhor qualidade de vida da população Manauara, a mobilidade urbana nada mais é que a mobilidade social. Se os governos criam novas vias de acesso, eles estarão ajudando a população a locomover-se com menos custos, isso significa economia popular, a bicicleta é uma alternativa real de transporte porque nem todos podem comprar um carro. Pensar numa cidade para as pessoas é redistribuir o espaço urbano, estamos construindo constantemente viadutos para o transporte de carros automotores e estamos esquecendo o maior veículo da cidade, que é o veículo humano. Manaus tem um projeto fenomenal nas noites quentes desta cidade dos trópicos úmidos, que é o movimento Pedala Manaus, verificamos que foi uma demanda da sociedade. 
A lei de 12.587 / 2012 conhecida como lei da mobilidade urbana, entrou em vigor no último dia 13 de Abril e, segundo o ministro das cidades Agnaldo rebelo, serão investidos R$ 32 bilhões nessa área. A questão da mobilidade é uma das principais agendas do ministro da cidade, estão previstos investimentos extremamente importantes que contribuirão para minimizar os problemas dos brasileiros para se locomoverem.
A nova lei exige que os municípios com mais de 20 mil habitantes elabore planos, de mobilidade urbana em até 03 anos, que devem ser integradas aos planos diretores. Atualmente esta obrigação é imposta aos municípios com mais de 500 mil habitantes, Manaus tem aproximadamente 2 milhões de habitantes, vamos ter vergonha na cara e cobrar do poder público a utilização da lei. As cidades que não cumprirem essa determinação, podem ter os repasses do governo federal, destinada a política de mobilidade urbana suspensos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Barba, deixe seu comentário.