sexta-feira, maio 07, 2010

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA AMAZÔNIA




                                  EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA AMAZÔNIA
Imaginem-se vivendo em um estado enorme, o maior do Brasil, todo preenchido com árvores, em que você precisa se locomover principalmente através dos rios utilizando as embarcações que levam dias a fio para chegar ao destino. Há cidades no norte do estado em que o percurso de Manaus até elas é feito em 40 dias. Subir o rio e percorrer suas muitas curvas faz das viagens longas jornadas de paciência e resignação à condição imposta pela natureza e pela economia: é difícil pagar pelos vôos do interior do estado, pois são caríssimos.
Em um estado em que transitar é algo tão complicado, demorado e caro, muitas questões que são facilmente resolvidas em outros lugares tornam-se um grande problema. Hoje quero falar da dificuldade de levar a educação para o interior do Amazonas.
Como seria possível levar os poucos professores qualificados que se encontram em Manaus para o interior? A solução encontrada tanto para o ensino fundamental, de 1º. a 9º. ano, quanto para o médio, 1º. a 3º. ano, e para a graduação, foi a educação mediada à distância. Sim, ensino à distância. Mas um ensino à distância feito com bastante categoria e qualidade. Muito, muito interessante o que tem feito por aqui
Conheço de perto a realidade do ensino superior à distância. A UEA, Universidade Estadual do Amazonas. oferece para cerca de 16 cidades do interior do Amazonas as graduações de Matemática, Tecnologia de Sistemas, Educação Física e em breve Ciências Econômicas. Os alunos fazem o vestibular e ficam quatro anos frequentando a sala de aula e sendo acompanhados por um professor assistente. Esse professor assistente é treinado, mas o conhecimento mesmo é transmitido pelos mestres e doutores da Universidade que fazem a aula ao vivo em um estúdio em Manaus.
Luz, câmera, ação. Professores a postos no estúdio, alunos à postos nas salas de aula e o processo de educação se inicia. Se tem gente que pensa que é difícil para um professor manter a atenção de um aluno por mais de uma ou duas horas, está certíssimo quando pensa em alunos de capitais ou da zona sul, sudeste do Brasil. Aqui, no interior do Amazonas, a atenção é toda voltada para o professor e o processo de educação tem um valor que nem se pode imaginar. Os alunos enchem seus olhos de brilho quando podem encontrar pessoalmente com seus mestres. Idolatram. Respeitam. Querem sugar todo o conhecimento. E tudo o que recebem de informação tem um valor impressionante. Incrível como ter tão pouco faz tudo o que se ganha parecer tanto.

Texto de Paula Quintão.




2 comentários:

Unknown disse...

Adorei seu blog professor, principalmente o post sobre educação a distância, me orgulho em fazer parte da familia LIBEF, oportunidade que surgiu no momento certo, provando que é possivel sim ter um ensino superior de qualidade mesmo a quilometros de distância..Abraços

Unknown disse...

Amei este blog.Parabéns Professor!!!!!!! Estou orgulhosa de fazer parte do LIBEF.

Postar um comentário

Blog do Barba, deixe seu comentário.