domingo, maio 02, 2010

PÍFIA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ESPORTE E LAZER EM MANAUS.

Com a participação de 500 pessoas, entre representantes dos municípios, dirigente de clubes, presidentes de federações e associações desportivas, e representantes da sociedade civil, foi executada na manhã da quarta-feira (28) e quinta-feira (29) a III Conferência Estadual do Esporte, no auditório da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM).

Realizada pela Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), a conferência buscou debater as propostas para a concretização de ações desportivas, mapeando a cadeia produtiva do esporte e democratizando a elaboração de políticas públicas que contribuam para o Plano Decenal do Esporte e Lazer, criado na Conferência Nacional, a ser realizada pelo Ministério do Esporte em Brasília, no período de 03 a 06 de junho.

A Conferência como sempre, vem servindo para disputas políticas entre o Partido Comunista do Brasil – PC do B e o Partido dos Trabalhadores – PT, onde seus filiados na maioria das vezes sem a devida formação em Esporte e Lazer, melhor dizendo, em Educação Física ficam se digladiando por vagas para irem a Brasília, na maioria das vezes para fazer turismo, sem o mínimo de interesse na temática da Conferência Nacional. Isso já vem ocorrendo desde 2006 e nem o Conselho Municipal nem o Estadual toma à devida providencia, é muita incompetência na gestão pública voltada para o esporte e lazer na nossa cidade, até onde isto vai?...

Segundo o secretário de Esportes do Amazonas, Júlio César Soares, a conferência demonstra o interesse e o envolvimento da população amazonense com o desenvolvimento do esporte nacional.

“O resultado mais expressivo foi a mobilização, que possibilitou, pela primeira vez, a integração de todo Estado em um único evento”, disse o secretário ao frisar que no ano de 2010, participaram das conferências municipais e das 30 conferências livres realizadas por representantes da sociedade civil, mobilizando cerca de 10 mil pessoas.

Representando o Ministério do Esporte no evento, Luiza Rangel Nogueira, ressaltou que as conferências são os momentos primordiais para se acabar com as assimetrias sociodesportivas existentes nas regiões brasileiras.

“Como sede de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, o Brasil precisa aproveitar este momento para fomentar as bases esportivas em todas as regiões para que o legado deixado por estas competições seja utilizado”, disse Luiza Rangel.

Na solenidade, o secretário de esportes, homenageou personalidades que contribuíram para o esporte local. “Não podemos esquecer de grandes nomes que ajudaram a alavancar o esporte no Amazonas, como Flaviano Limonggi, Arnaldo Santos e Ariovaldo Malízia, aqui presentes, e já não entre nós Orlando Rebelo e o grande atleta amazonense, Raulino”, citou Soares.

Após a abertura, os participantes assistiram à palestra do mobilizador nacional da Conferência Nacional do Esporte, Allan Fricky, que também leu e aprovou, junto com os presentes, o regime interno da Conferência Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Barba, deixe seu comentário.