quarta-feira, maio 05, 2010

Lazer em Cidades Amazônicas - Humaitá


http://1.1.1.3/bmi/www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municipios/images/ah_seta2.gifAspectos Históricos
Segundo Carta Régia de 19.03.1693, ficou a cargo dos jesuítas a catequese dos índios da bacia do rio Madeira. Encontraram esses jesuítas sérias dificuldades na execução dessa tarefa. É que habitavam também a região os terríveis índios “Muras”, só pacificados às vésperas do século XIX. Em meados do século XIX é fundada pelo comendador José Francisco Monteiro, Freguesia de Nossa Senhora do Bem de Humaitá.
Em 02.06.1855, pela Lei nº 686, a missão do São Francisco foi elevado à Freguesia.
Em 13.11.1888, pela Lei Provincial nº 790, a sede da freguesia é estabelecida no local denominado Humaitá. A freguesia passou então a denominar-se “Nossa Senhora do Bem de Humaitá”.
Em 04.02.1890, pelo Decreto nº 31, o município foi criado, desmembrado do município de Manicoré.
Em 04.10.1891, pelo Decreto Estadual nº 95-A, é criada a Comarca.
Em 04.10.1891, pela Lei nº 90, a vila de Humaitá foi elevada à categoria de cidade.
Na divisão administrativa de 1911, figura o município de Humaitá com cinco distritos: Humaitá, Lago Cunitiá, Três Casas, Cavalcante e Santo Antônio.
Em 30.10.1913, pela Lei Estadual nº 74, é desmembrado de Humaitá o território que passa a constituir o município de Porto Velho.
Nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1920, o município de Humaitá se apresenta constituído de cinco distritos: Humaitá, Mirari, Três Casas, Missão de São Francisco e Foz do Rio Javari.
Na divisão administrativa de 1933, bem como nas territoriais de 1936-37, o município de Humaitá figura apenas com um distrito, o do mesmo nome.
Em 01.12.1938, pelo Decreto-Lei Estadual nº 176, é criado no município de Humaitá o distrito de Calama, passando então Humaitá a constituir-se de dois distritos.
Em 31.05.1944, pelo Decreto-Lei Federal nº 6.550, Humaitá perde o distrito de Calama para o município de Porto Velho, que passa a fazer parte do então território federal de Guaporé (hoje estado de Rondônia).
Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12, Humaitá perde outra parte de seu território, desta vez em favor do novo município de Auxiliadora.
http://1.1.1.3/bmi/www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municipios/images/ah_seta2.gifLimites
• Município de Manicoré
• Estado de Rondônia
• Município de Canutama• Município de Tapauá
http://1.1.1.3/bmi/www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municipios/images/ah_seta2.gifLocalização: 5º Sub-Região - Região do Madeira
http://1.1.1.3/bmi/www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municipios/images/ah_seta2.gifAltitude: 90 m acima do nível do mar.
http://1.1.1.3/bmi/www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municipios/images/ah_seta2.gifÁrea Territorial: 30.066 Km²
http://1.1.1.3/bmi/www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municipios/images/ah_seta2.gifTemperatura Média: 26,3º C
http://1.1.1.3/bmi/www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municipios/images/ah_seta2.gifAcesso: Via Fluvial
http://1.1.1.3/bmi/www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municipios/images/ah_seta2.gifDistância
• Em linha reta entre Humaitá e a Capital do Estado, 580 Km.
• Por via fluvial entre Humaitá e a Capital do Estado, 959 milhas.
http://1.1.1.3/bmi/www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municipios/images/ah_seta2.gifAtividades Econômicas
• Setor Primário
- Agricultura: baseada nas culturas temporárias em que despontam o arroz, o feijão, o milho, a soja, a mandioca e projetos de implantação da cultura do guaraná. É o maior produtor de arroz do Amazonas. E avança na pesquisa para tornar-se o maior produtor de soja do norte do país.
- Pecuária: bastante desenvolvida no setor, representada por bovinos e suínos, com produção de carne e leite para o consumo local.
- Avicultura: a criação é doméstica, toda voltada para o consumo familiar, gerando renda para as famílias.
- Extrativismo Vegetal: destaca-se a exploração da castanha, borracha, goma não elástica e madeiras, além de óleo de copaíba.
- Zooextrativismo: a pesca é um tipo de exploração zooextrativista tradicional de sobrevivência da região. O município é cortado por rios e lagos, apresentando um excedente expressivo, o qual na zona rural, torna-se mais uma opção de sobrevivência a população.
- Geoextrativismo: é praticado a exploração de minérios, dando-se maior destaque ao ouro que é procurado e explorado ou extraído do leito do rio Madeira, tornando-se no período de baixa das águas, a atividade principal de milhares de pessoas que se tornam nessa época “garimpeiros”. Esses aventureiros habitam provisoriamente às praias em moradas de lona ou nas próprias balsas montadas pra a extração. Para isso, os mesmos utilizam equipamentos manuais ou motorizados. Essa produção é vendida nas agências compradoras instaladas nas sedes de Humaitá e Porto Velho/RO.
• Setor Secundário
- Indústrias: serrarias, padarias, fábricas de estruturas metálicas, fábrica de gelo e olarias.
• Setor Terciário
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviços: supermercado, hotéis, pensões, agências bancárias, mercado municipal.
http://1.1.1.3/bmi/www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municipios/images/ah_seta2.gifEventos
•  Festejos de Santo Ângelo - (27.04 à 25.05)
•  Festival de Música Popular Airãoense (29 à 30 de agosto)
•  Festival do Peixe-Boi (último final de semana do mês de outubro)
•  Festival de Verão (17 de novembro)
•  Aniversário do Município (19 de dezembro)
•  Festa de São Sebastião (19 de janeiro)
•  Festa de São Pedro (29 de junho)
•  Festival da Canção (julho - data móvel).
•  Festival Ecológico (data móvel)
•  Festa do Peixe-boi outubro (data móvel).
•  Festival Folclórico (junho)
http://1.1.1.3/bmi/www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municipios/images/ah_seta2.gifRiquezas Naturais
•  São de grande importância as riquezas naturais do município. Na sua flora destacam-se pelo seu valor econômico, a seringueira, a castanha-do-pará, o pau-rosa, a copaíba, o cumaru e várias outras espécies, como: mandioca, abacaxi, arroz, feijão, fumo, juta, melancia, e milho (cultura temporária). Entre as culturas permanentes estão: banana, cacau e laranja.
Na fauna, menciona-se como exemplos onças, jacarés, queixadas, maracajás, veados, bovinos e suínos, com a resultante produção de carne e leite.
Na avicultura destacam-se principalmente pela criação de galinhas, patos, marrecos e gansos, para produzir carne e ovos.
http://1.1.1.3/bmi/www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municipios/images/ah_seta2.gifAtrações Turísticas
•  A bacia hidrográfica do município é, pela disposição das águas do seu território, uma das mais complexas do estado. O município é banhado pelo rio Madeira, que o corta, com a sinuosidade de suas águas em toda a direção.
Como ponto de atração turística do patrimônio histórico turístico de Humaitá, destacam-se os casarões antigos (1876), e o belíssimo lustre de porcelana, francês, pintado a mão.
http://1.1.1.3/bmi/www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municipios/images/ah_seta2.gifFolclore
•  A principal festa da cidade é a realizada a sua padroeira – Nossa Senhora da Imaculada Conceição, ocasião em que se realizam arraial, bingo e procissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Barba, deixe seu comentário.