quarta-feira, maio 05, 2010

Lazer em Cidades Amazônicas - Itacoatiara


Aspectos Históricos
Na foz do rio Muturá, afluente do rio Madeira foi fundado por Ferreira João Sampaio, nos meados do século XVIII, o primeiro núcleo de povoamento organizado em território do atual município de Itacoatiara. Não permitiram, todavia, os terríveis índios Muras o desenvolvimento da aldeia recém fundada, atacando-a várias vezes e forçando a retirada de seus habitantes para o rio Canumã, onde estes se instalaram. Mais ainda ali lhe vão ao encalço, pouco depois os ferozes Muras, obrigando-os a nova retirada, desta vez para o rio Abacaxis.
O nome “Itacoatiara”, significa em língua indígena, donde procede, “pedra pintada”. Foi dada essa denominação ao local em conseqüência da existência ali de inscrições gravadas em algumas pedras, no rio, defronte a atual cidade.
Em 1655 é criada pelo padre Antônio Vieira a Missão de Aroaquis na ilha do Aibi.
Em 1757, os habitantes da aldeia dos Abacaxis são transferidos para a margem esquerda do Amazonas, onde atualmente está a cidade de Itacoatiara.
Em 1758 Francisco Xavier de Mendonça passa pelo local em sua segunda viagem pela região, com a finalidade de instalar a Capitania de São José do Rio Negro.
Em 1759, a aldeia é elevada a vila com a denominação de Serpa. Data daí conseqüentemente a criação do município. Foi a terceira vila instalada no Amazonas, antecederam-na as de Borba e Barcelos.
Em 1833 é suprimido o nome de Vila, passando Serpa a Freguesia ou Colégio Eleitoral, dependendo do termo da Vila de Manaus e sob a invocação de Nossa Senhora do Rosário de Serpa.
Em 01.12.1857, pela Lei nº 74, deu-se a restauração do município.
Em 24.06.1958, deu-se a reinstalação do município.
Em 1865, foi a Vila de Serpa invadida por um grupo de bandidos. Eles invadiram silenciosamente o quartel e a cadeia, onde se apossaram de armamento e munição. Depois rompeu pelas ruas da cidade numa verdadeira confusão, ao “som de tambores, gritos subversivos e tiros”. Desperta então um sobressalto a população da vila. Passados os primeiros instantes, reagem os habitantes da vila sob o comando do Capitão da Guarda Nacional, Antônio José Serudo Martins, secundado pelo Cabo José Maquine, indo ao encontro dos bandidos. A luta, todavia, prosseguiu e pouco depois os invasores não resistindo ao ímpeto dos defensores da vila, saíram em debandada.
Em 27.11.1872, pelo Decreto Imperial nº 5.146, é criado o termo judiciário de Serpa.
Em 25.04.1874, com base em projeto do deputado Damasco de Souza Barriga, convertido na Lei nº 283, a antiga Vila de Serpa é elevada à categoria de cidade, com o nome de Itacoatiara. Depois de Manaus e Tefé, foi a primeira localidade do Amazonas à categoria de cidade.
Em 25.04.1876, pela Lei nº 341, é criada a comarca.
Em 11.09.1876, instalação da comarca.
Em 1911, na divisão administrativa do município de Itacoatiara figuram os seguintes distritos: Itacoatiara, Pirapitinga, Amatari, Curarizinho, Apipica, Iauanaçu, Caapiranga, Castelo e Lago do Soares.
Em 28.11.1930, pelo Ato Estadual nº 45, o município de Urucará foi anexado ao de Itacoatiara.
Em 14.09.1931, pelo Ato Estadual nº 33, o município de Urucurituba é anexado ao de Itacoatiara.
Na divisão administrativa de 1933, figura o município de Itacoatira com um só município – o da sede.
Em 1935, com a reconstitucionalização do estado, Urucará e Urucurituba retornam à condição de municípios.
Em 01.12.1938, pelo Decreto Lei Estadual nº 176, a comarca de Itacoatiara perde os termos de Itapiranga (ex-Silves) e Urucurituba, transformados em comarcas.
Em 19.12.1955, pela Lei Estadual nº 96, o município de Itacoatiara perde os distritos de Ambrósio, Aires e Murutinga para o novo município de Autazes e parte do subdistrito de Curupira para o novo município de Nova Olinda do Norte.
Limites
• Município de Itacoatiara
• Município de Silves
• Município de Urucurituba
• Município de Boa Vista do Ramos
• Município de Maués
• Município de Nova Olinda do Norte
• Município de Autazes
• Município de Careiro
• Município de Manaus
• Município Itacoatiara e Amatari
Localização: 8º Sub-Região – Região do Médio Amazonas
Altitude: 18 m acima do nível do mar.
Área Territorial: 8.600 km²
Temperatura Média: 27,1º C
Acesso: Via Fluvial, Via Terrestre
Distância
• Em linha reta entre Itacoatiara e a Capital do Amazonas é de 177 Km.
• Por via fluvial entre Itacoatiara e a Capital do Amazonas é de 204 milhas.
Atividades Econômicas
• Setor Primário
- Agricultura: predominam as culturas temporárias tais como cana-de-açúcar, feijão, malva, mandioca e milho. No que se refere a culturas permanentes destacam-se cacau, café, coco, laranja, guaraná, mamão e limão.
- Pecuária: a criação de bovinos e suínos é bastante significativa em termos econômicos. A produção de carne e leite, é destinada ao consumo local e à exportação para outros municípios, principalmente Manaus.
- Pesca: destaca-se como entreposto de pesca, tanto para o consumo local e à exportação. Os principais portos de entrada são o Porto do Mercado Central e o Porto Javari.
- Avicultura: a criação de galinhas, patos, perus, codornas, marrecos, gera produção de carne para o consumo local e para exportação.
- Extrativismo Vegetal: baseia-se na exploração de borracha, gomas não elásticas, madeira, essência de pau-rosa, óleo de copaíba, castanha, cumaru e cipó titica.
• Setor Secundário
- Indústrias: usina de beneficiamento de borracha, cerâmica, moinhos de café, fábrica de gelo, guaraná, prensagem de juta, serrarias e padarias.
• Setor Terciário
- Comércio: estabelecimentos comerciais dos mais tipos variados.
- Serviços: hotéis, agências bancárias.
Eventos
•  Feira Industrial de Itacoatiara (19 à 25 de abril)
•  Festival Folclórico de Itacoatiara (24 à 30 de junho)
•  Festival da Canção de Itacoatiara – FECANI (04 à 07 de setembro)
•  Festa da Padroeira (24.10 à 01.11)
Riquezas Naturais
•  São bem importantes a flora e fauna para o município. Na primeira destacam-se seringueiras, castanha-do-pará e pau-rosa. Na segunda, existem peixes de várias espécies, como: tambaqui, tucunaré, pirarucu.
Atrações Turísticas
•  Como pontos de atração turística do município destacam-se:
-  Casas e casarões construídos entre 1870 e princípios deste século.
-  Aniversário da Cidade (20-25 de abril)
-  Festival da Canção de Itacoatiara – FECANI (04 a 07 de setembro)
-  Festa da Padroeira da Cidade - Nossa Senhora do Rosário (24.10 à 01.11)
Folclore
•  O folclore de Itacoatiara, é marcado pelas festas de:
-  Nossa Senhora do Rosário (Padroeira do município de Itacoatiara)
-  Quadrilha
-  Boi-Bumbá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Barba, deixe seu comentário.