sexta-feira, fevereiro 26, 2010

ATIVIDADE FÍSICA E A QUÍMICA NA MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA

Muita gente acha que para melhorar a saúde basta praticar exercícios físicos. A melhora da saúde não depende somente da pratica regular de alguma atividade física, mas também, de uma melhora na qualidade do sono, reeducação alimentar e mudança de hábitos relacionados com o estilo de vida, tais como tabagismo, etilismo e o estresse.
Qualquer atividade física, por mais rápida e simples que seja, deve ser precedida de avaliação médica e acompanhada por um profissional de Educação Física qualificado, para que uma simples caminhada matinal aliada a hábitos saudáveis, não evolua para um excesso de treinamento e conseqüentes stress físico. Toda prescrição de treinamento deve ser individualizada e respeitar todos os sinais, sintomas e hábitos do aluno, todos esses fatores são indissociáveis e juntos promovem não só uma melhora da saúde, como da qualidade de vida.
As atividades mais recomendadas são as atividades aeróbicas de baixo Impacto (hidroginástica, natação e caminhada), por estarem associadas a um menor índice de lesões, assim como é fundamental um trabalho de força muscular, já que sua perda está associada à instabilidade, perda de massa óssea e até mesmo incapacidade funcional. A prática da atividade física como forma de prevenir doenças é extremamente importante, barata e eficaz, porém muitas vezes é necessário um trabalho compensatório realizado de forma terapêutica para corrigir posturas inadequadas e relaxar a musculatura que se contraem de forma excessiva e desnecessária.
Praticando alguma atividade física por pelo menos 30 minutos, melhorando a qualidade do sono, diminuindo os níveis de stress, hidratando-se e alimentando-se de forma adequada, você melhora não só a sua saúde física, mas também, as saúdes mental e espiritual, promovendo um envelhecimento saudável da química da vida.
A química está presente em todos os seres vivos. O corpo humano, por exemplo é uma grande usina química. Reações químicas ocorrem a cada segundo para que o ser humano possa continuar vivo. Quando o nosso cérebro processa milhões de informações para comandar nossos movimentos, nossas emoções, o que está ocorrendo é química. Quando não há mais química, não há mais vida.
Sem a química, a civilização não teria atingindo o atual estágio científico e tecnológico, que permite ao homem sondar as fronteiras do universo, deslocar-se à velocidade do som, quebrar recordes, produzir alimentos em pleno deserto, tornar potável a água do mar, desenvolver medicamentos para doenças antes consideradas incuráveis e vencer barreiras em diferentes campos de aplicação.
A industria química transforma elementos presentes na natureza em produtos úteis e sustentáveis ao homem, substâncias são modificadas e recombinadas através de avançados processos para gerar matérias-primas que serão empregadas na formulação de medicamentos, na purificação da água, na fabricação de bens como automóveis e computadores, na construção de moradias e na produção de uma infinidades de itens, como roupas, utensílios domésticos e artigos de higiene.
A química nos acompanha 24h por dia. Ela está presente em praticamente todos os produtos que utilizamos no dia-a-dia, do sofisticado computador a singela caneta esferográfica, do possante automóvel ao carrinho de brinquedo, não hà produto que não utilize matérias-primas fornecida pela indústria química. A maioria dos alimentos chega às nossas mãos, em embalagens desenvolvidas pela química. E nossas roupas, há fibras sintéticas e corantes de origem química. Em nossa casa, há uma infinidade de produtos fornecidos, direta ou indiretamente, pela industria química é para ajudar o homem a ter mais saúde, mais conforto, mais lazer e mais segurança que a indústria química investe dia-a-dia em tecnologia, em processos seguros e no desenvolvimento de novos produtos. O resultado é o progresso.
Muito no futuro do homem e do planeta está sendo desenhado hoje pela indústria a química. A indústria química investe em pesquisa para jogar limpo com a vida. Um jogo limpo em que todos ganham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Barba, deixe seu comentário.